Por Nova Rio
O QUE É ABRIL VERDE
A campanha Abril Verde é feita de ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro. Acreditando que com esse tipo de atitude podemos ter ambientes corporativos mais saudáveis, por meio da disseminação de informações relevantes que contribuem com a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
COMO SURGIU
O mês de abril foi escolhido para ser destinado a campanha por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4) promulgada aqui no Brasil, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005. O símbolo da campanha é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho.
QUAL É O OBJETIVO
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de acidentes de trabalho, doenças ocasionadas pelo trabalho e suas variadas formas de prevenção, abril verde se tornou um mês dedicado a tais causas que afetaram mais de 102.405 trabalhadores só no ano de 2020.
De acordo com dados disponíveis no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho desenvolvido pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre 2020 e 2022, considerando-se apenas as estatísticas oficiais, ocorreram 790.785 acidentes de trabalho no Estado do Rio de Janeiro, sendo um dos estados com os maiores índices, ano após ano.
Pouco se fala sobre as doenças diretamente ligadas ao trabalho e suas condições, como a LER/DORT que são lesões ou distúrbios musculares, tendinites e lesões de ombro, por exemplo.
Diante disso separamos uma lista com alguns cuidados para a prevenção das causas citadas, para que os empregados tenham cada vez mais atenção:
- Intensificar a importância de EPI
- Promover bem estar corporativo
- Dar importância aos exames periódicos
- Ter conhecimento dos riscos do trabalho
- Hábitos saudáveis dentro e fora da empresa
- Promover a capacitação contínua dos empregados
Leia mais sobre a campanha Abril Verde através do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, clique aqui
- “Brincadeiras” de cunho sexual levando a vítima a situações de grande constrangimento.
- Toques, abraços e beijos sem o devido consentimento.
- Chantagear para conseguir vantagem sexual.
- Telefones e mensagens de cunho sexual.
- Envio de imagens intimas.
Como a Lei 14.457/22 pode ajudar?
A Lei 14.457/22 instituiu o Programa Emprega + Mulheres, e tem como objetivo criar mais oportunidades de entrada e permanência no mercado de trabalho para mulheres, além de combater o assédio sexual, moral e demais formas de violência no ambiente de trabalho.
Denúncia
Para a proteção e ajuda nesses casos foi criado um canal onde você tem a segurança e base para se sentir à vontade para denunciar, seja moral ou sexual.
ASSÉDIO É CRIME!
Em casos de assédio, disque 180 e denuncie.